Museu da Mantiqueira

Editais/Prêmios:
2015_Edital ProAC nº 29/2015 – Economia Criativa
2017_ Nuffic Neso Brazil _ Scholarship Vrije Universiteit Amsterdam / Holanda
2016_ Finalista do Prêmio Brasil Criativo
2020_ ProAc Expresso LAB nº44/2020 Prêmio por Histórico de Museu de São Paulo

Museu da Mantiqueira

Editais/Prêmios:
2015_Edital ProAC nº 29/2015 – Economia Criativa
2017_ Nuffic Neso Brazil _ Scholarship Vrije Universiteit Amsterdam / Holanda
2016_ Finalista do Prêmio Brasil Criativo
2020_ ProAc Expresso LAB nº44/2020 Prêmio por Histórico de Museu de São Paulo ​

O projeto

O Museu da Mantiqueira é um museu virtual, fundado em 2013, que pensa o território como um museu a céu aberto e utiliza dispositivos digitais para musealizar o patrimônio cultural do mantiqueirense, ou seja, criar narrativas, percursos expográficos e experiências pela cidade, com o intuito de difundir e salvaguardar os modos de vida dos moradores da Serra da Mantiqueira.

Acervo digital e coleções do Museu

O trabalho de investigação histórica começa a partir de um longo processo de levantamento de documentação no intuito de angariar acervo para o museu. A pesquisa foi realizada tanto em arquivos públicos quanto privados, incluindo arquivos pessoais de família. Foram digitalizados documentos e assim constituíram-se as coleções digitais do MuMan: Documentos, Cartografia, Iconografia, Hemeroteca e História Oral.

Todo o acervo está catalogado e disponível para o público através do site museudamantiqueira.com.br

Pesquisa história oral

A partir de investigações em acervos familiares que constitui-se o acervo do Museu do Zé Pereira. A partir da ótica de moradores que vivenciam essa manifestação cultural foi possível preencher, com diferentes composições, o novo acervo. Esta experiência compartilhada exemplifica o quanto o conceito de acervo em rede pode ser ampliado e democratizado a todos os níveis de experiência. A equipe de pesquisa atribuiu ao novo acervo do MZP outros objetos que estavam guardados e que possuem referências diretas ao bloco do Zé Pereira como fotos, roupas antigas dos bonecos, entre outros itens. Todos os objetos foram inventariados e catalogados.

Audioguia Caminhos da Memória

O audioguia é um projeto contemplado pelo ProAc de Economia Criativa de 2015 que cria um roteiro histórico, artístico e gastronômico pela cidade de São Bento do Sapucaí, unindo uma cartografia afetiva a um percurso expográfico a céu aberto. Todo o trajeto foi desenvolvido a partir do cruzamento de informações de lugares e trajetos familiares aos 25 entrevistados do MuMan. São 3km de percurso, 1h30 de áudio no qual os próprios moradores apresentam a cidade para o ouvinte, bem como o modo de vida da comunidade local. Ouvir o Audioguia Caminhos da Memória é uma maneira de se conectar com o território a partir de uma visão singular daqueles que ali habitam.

Jornada MuMan 2018

Educação, patrimônio e tecnologia

A Jornada MuMan 2018 é uma temporada de atividades culturais que aconteceu em 2018 com o tema de educação, patrimônio e tecnologia, com intuito de trabalhar a formação de público para os dispositivos digitais elaborados pelo MuMan. A programação da Jornada incluiu a formação de alunos e professores da rede pública de ensino, um tour mediado para profissionais da área de museus, cultura e turismo, ciclos de formação de alunos da rede pública e uma oficina de cartografia das memórias para alunos da rede pública. Um verdadeiro trabalho de reconhecimento de identidade, memória e conexões. O evento foi realizado pelo Museu da Mantiqueira, patrocinado pelo Azeite Oliq e contou com o apoio institucional do Itaú Cultural.

Ficha Técnica

Projeto Executivo de Implementação | ConectaMUS
Concepção e Coordenação geral | Diana Poepcke
Produção | Rafaella Teixeira, Diana Poepcke, Felipe Brait
Identidade Visual | Isabel Bazanella
Pesquisa | Rafaella Teixeira, Diana Poepcke, Eder Mello
Audiovisual | Rafaella Teixeira e Diana Poepcke
Oficinas | Felipe Brait e Thomas Pontes Chequetto